Boletins

Em painel do Congeps, MTP apresenta os Desafios do Trabalho no Mundo

Publicado em 16/11/2022 18h14 Atualizado em 16/11/2022 19h14

Adaptação entre proteção social e mercado de trabalho diversificado no mundo também foram discutidos durante o evento

Durante painel de debates do 1º Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), realizado na manhã desta quarta-feira (16), foram apresentados temas a respeito dos Desafios do Trabalho no Mundo. Sob mediação da diretora de Prestação de Contas do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), Monique Mercante Moura, o painel também contou com reflexões sobre adaptação entre proteção social e mercado de trabalho diversificado no mundo. 

Representando o Banco Mundial, Asta Zviniene fez uma apresentação sobre as perspectivas de proteção social no mundo nesse novo ambiente pós-pandemia. Segundo Zviniene, no Brasil, houve um forte crescimento da cobertura previdenciária desde os anos 2000 e que o sistema fornece retornos altos, mas variados entre os diversos tipos de contribuintes. 

Monika Queisser, diretora de Assuntos Sociais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ressaltou os desafios estruturais e as tensões da proteção social atualmente. A diretora considerou as mudanças climáticas e a pandemia da covid-19 como fatores importantes que afetaram as políticas de trabalho no mundo e que levaram os países a pensarem em novas formas de geração de emprego e proteção social. 

Seguindo essa linha de adaptação às recentes mudanças no mercado de trabalho e seguridade social, Marcelo Caetano, secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), falou sobre a importância da inovação tecnológica e da gestão na seguridade social para o próximo triênio. De acordo com o secretário-geral, a seguridade social precisa se adaptar às novas realidades do mercado de trabalho para garantir proteção num ambiente que possui maior diversidade laboral. 

Para finalizar, Valérie Schmitt, diretora Adjunta para Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT), enfatizou que a extensão da proteção social é um dos principais objetivos da OIT. De acordo com Schmitt, uma maior proteção social proporciona estabilidade nos indivíduos e melhora da economia dos países. 

O 1º Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social realiza, até sexta-feira (18), em Brasília, encontro com pensadores, acadêmicos e servidores que discutirão a gestão da Previdência Social e alternativas para a melhoria na prestação de serviços públicos. São mais de 40 palestras com nomes de peso do Brasil e do exterior, além da apresentação de 132 trabalhos de congressistas, entre servidores do INSS, demais instituições públicas e comunidade científica.  

O Congeps é uma realização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento tem o patrocínio da Dataprev, dos Correios, e da Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps).

Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social

Data: 16 a 18 de novembro

Local: Instituto Serzedello Corrêa, Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 03, Lote 03, Brasília-DF.

Horário: 8h às 18h

Informações: congeps.inss.gov.br

 

Fonte: Ministério do Trablho e Previdência

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/noticias-e-conteudo/em-painel-do-congeps-mtp-apresenta-os-desafios-do-trabalho-no-mundo